14 escolas estaduais da regional do Boa Vista prometem não abrir na segunda

Professores-fazem-greve-nacional-por-cumprimento-da-Lei-do-PisoProfessores de 14 escolas estaduais da Regional do Boa Vista protestaram no início da tarde de sexta (6) contra o corte do governo do estado no número de funcionários e também nos benefícios de carreira dos docentes. Os manifestantes também pediram o pagamento imediato da rescisão dos mais de 29 mil professores contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). O contrato terminou no último dia 31 de dezembro, mas, até agora, o governo do estado ainda não pagou as verbas rescisórias aos trabalhadores. O professor de geografia Júlio do Nascimento conta que a mobilização dos docentes começou nas redes sociais.

Cerca de 350 professores vestiram narizes de palhaço e, com cartazes de protesto, distribuíram folhetos informativos à população. O professor Silvester Dias dá aulas na Escola Estadual Getúlio Vargas e conta que pelo menos seis funcionários foram dispensados após cortes do governo.

Nas escolas que participaram do protesto de hoje, a promessa é de conversar com pais e alunos e paralisar as atividades no primeiro dia de ano letivo.

Sábado (7), professores de toda a rede pública do estado vão se reunir em assembleia para definir se entram ou não em greve geral a partir da próxima semana. Em entrevista coletiva dada na manhã de sexta (6), o secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier informou que o pagamento da rescisão dos contratados pelo PSS vai ser feito até o fim do mês. Já as férias vão ser pagas em duas parcelas, com a primeira delas prevista para março. O anúncio foi uma tentativa de evitar a paralisação dos professores. Mesmo com os cortes de pessoal e redução das turmas de 38 mil para 35 mil e quinhentas neste ano, o secretário acredita que as aulas podem começar normalmente. Segundo ele, os funcionários e professores necessários para suprir as demissões estão sendo integrados às escolas neste fim de semana.

Os professores afirmam que não há condições de iniciar o período letivo na próxima semana, mesmo que a greve não seja aprovada. Isso devido ao corte de funcionários em geral. Segundo a APP-Sindicato, foram demitidos 29 mil docentes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem