ParanáGeral

1,5 milhão de jovens são de baixa renda no Paraná

O número representa cerca de 14% de toda população do Estado

 1,5 milhão de jovens são de baixa renda no Paraná

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Cerca de 1,5 milhão de jovens paranaenses, entre 15 e 29 anos, são considerados de baixa renda. O indicador representa 14% de toda a população do Estado, que é em torno de 11 milhões de habitantes.

Os dados são do Observatório Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep) divulgado no último dia 14 de setembro, que avaliou o período entre 2012 e 2022. De acordo com a pesquisa, em todo o país, são mais de 34 milhões de jovens brasileiros que são considerados de baixa renda.

O estudo leva em consideração jovens com renda de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos. Além disso, foi analisado o nível de escolaridade, empregabilidade e conectividade, a partir da renda, gênero, raça e localização geográfica.

Veja mais:

Segundo o Observatório do Sistema Fiep, os jovens brasileiros, entre 15 e 29 anos, representam um quarto da população total do país, sendo que dois em cada três são de baixa renda. A pesquisa apontou que 36% dos jovens de baixa renda só trabalham, 33% estudam, sendo que 8% realizam as duas funções e 25% só estudam. Já em relação aos que não estudam e nem trabalham, o índice é de 31%.

Foto: arquivo – Agência Brasil

A diretora do Senai e superintendente do Sesi no Paraná, Fabiane Franciscone, ressalta que há uma preocupação com a possível falta de interesse dos jovens em buscar uma qualificação para o mercado de trabalho, mesmo quando são oferecidas gratuitamente e de maneira remota.

Na análise de conectividade, 91% dos jovens paranaenses têm acesso à internet. No Brasil, entre os 34 milhões de jovens de baixa renda, somente 28% possuem computador em casa e 71% têm o serviço de internet banda larga nas residências. Os aparelhos celulares seguem sendo os principais dispositivos de acesso aos serviços digitais.

A gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza, destaca que apesar da praticidade, os smartphones também geram certas limitações no aprendizado online.

jovens, campanha oms, pesquisa, juventude
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Para a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, é necessário pensar em políticas públicas que possam adaptar o ensino remoto aos aparelhos menores.

Na área da Educação, o estudo apontou que 40% dos jovens paranaenses de baixa renda estão cursando uma graduação.

Em todo país, o levantamento indicou que 53% dos jovens brasileiros ainda cursam o Ensino Médio, 15% não concluíram o Fundamental e 28% estão no Ensino Superior.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

Caso Isis: sem evidências, desaparecimento completa 26 dias

Caso Isis: sem evidências, desaparecimento completa 26 dias

Segundo legislação, investigações podem avançar mesmo que o corpo não seja encontrado

“Amigo Bicho”: campanha contra a violência a animais silvestres

“Amigo Bicho”: campanha contra a violência a animais silvestres

Instituto Água e Terra (IAT) reforça pedido para que a população acione os órgãos responsáveis

Nota Paraná sorteia mais de 35 mil prêmios

Nota Paraná sorteia mais de 35 mil prêmios

O sorteio será realizado às 9h30 pelos canais oficiais

TRE-PR mantém cassação por compra de voto por PIX

TRE-PR mantém cassação por compra de voto por PIX

Desembargadores negaram por unanimidade recurso de prefeito de Agudos do Sul