Protesto pede que ambulantes possam atuar no pré-carnaval de Curitiba
Segundo blocos, trabalhadores são fundamentais para atender a demanda de foliões
Representantes de blocos de pré-carnaval de Curitiba fazem um manifesto pedindo que ambulantes sejam autorizados a trabalhar nos eventos. Nessa segunda-feira (15), manifestantes se reuniram para um protesto em frente à prefeitura. Nas redes sociais, os blocos também emitiram notas com a reinvindicação. Na cidade, um decreto de 1983 proíbe a atuação de ambulantes no Setor Histórico de Curitiba.
Veja mais:
O Largo da Ordem, contudo, costuma ser o ponto de concentração dos blocos e ensaios pré-carnavalescos. O tesoureiro do bloco Garibaldis e Sacis, Sérgio Ubiratã, esteve presente no protesto em frente à prefeitura. Ele relatou que houve ação truculenta da prefeitura contra ambulantes no último fim de semana.
Renata Dutra, da comissão de blocos de carnaval de rua de Curitiba, ressalta que a estrutura existente no local não consegue atender toda a demanda.
Ela ainda frisa que os vendedores ambulantes movimentam a economia local. Por conta da situação e do período do ano, com o pré-carnaval já em andamento, uma das soluções apontadas é definir uma medida de caráter provisório, como explica o tesoureiro do Garibaldis e Sacis.
Neste processo, os blocos tentam negociações com a prefeitura. Uma reunião inclusive aconteceu. De acordo com Renata, uma sugestão é um cadastro para que os ambulantes possam atuar no pré-carnaval.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura. Em nota, a Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba (SMU) informou que o comércio ambulante é permitido na cidade mediante autorização expedida pela SMU. Para isto, o local de desejo do ambulante é avaliado levando em consideração diretrizes preestabelecidas pela legislação municipal, como acessibilidade e segurança viária da área, horário e tipo de produto.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida, e em relação ao comércio de produtos alimentícios por ambulantes, é necessário comprovar a realização de Curso de Manipulação de Alimentos. Na nota, a prefeitura ainda orienta que interessados em obter a autorização para comércio ambulante precisam ser moradores de Curitiba e solicitar a autorização por meio de agendamento online (agendaonline.curitiba.pr.gov.br).
Reportagem: Bárbara Hammes