ParanáGeral

218 pessoas são retiradas de casa pelas chuvas no litoral

Dados consideram atendimentos pelos bombeiros entre terça e esta quinta

 218 pessoas são retiradas de casa pelas chuvas no litoral

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Subiu para 218 o número de pessoas que já foram retiradas de áreas atingidas pelas chuvas registradas no litoral do Paraná desde a última terça-feira. Os dados foram repassados pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (25). Os atendimentos foram realizados nas cidades de Guaratuba, que registrou a maior parte deles, além de Matinhos e Pontal do Paraná. De acordo com a responsável pela comunicação da corporação durante a Operação Verão, capitã Débora Kolossoskei, um dos atendimentos foi um desmoronamento de terra sobre uma residência.

Veja mais:

Em Guaratuba, entre terça e a manhã desta quinta, já foram 338 milímetros de chuva já foram registrados, de acordo com o Simepar. Por conta da situação, um decreto de calamidade deve ser publicado na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Justus. Ele também afirmou que a prefeitura está monitorando a situação, como o risco de deslizamentos.

Em Matinhos, onde 16 pessoas foram levadas para abrigos, foram registrados quase 200 milímetros de chuva entre terça esta quinta-feira (25). O secretário municipal de Meio Ambiente, Sergio Cioli, afirmou que um dos principais problemas de alagamentos está nos locais onde as obras de macrodrenagem ainda não foram finalizadas no município.

Já em Pontal do Paraná, o problema se dá por conta da situação do Rio Peri, como explica o Secretário de Obras do município, Fábio de Oliveira.

Nos próximos dias, a previsão é de que as chuvas continuem na região, pelo menos até o fim de semana. De acordo com o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil do Estado, essa continuidade alerta para a preocupação com encostas.

A orientação aos moradores e veranistas é que, ao observarem a iminência de alagamento, deixem os locais.

É possível fazer doações para ajudar as famílias atingidas. Em Guaratuba, são aceitos itens como roupas, cobertores, toalhas, material de limpeza e higiene, água, colchões e travesseiros. Entregas devem ser feitas na Paróquia São Francisco de Assis, na Rua Engenheiro Beltrão, 186, bairro Cohapar.

Já em Matinhos, colchões, roupas em bom estado, cobertores, toalhas de banho, materiais de limpeza e higiene podem ser doados na Secretaria da Assistência Social, na Rua Benvenuto Gussim 232, das 8h às 17h.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Izabella Machado

Sem habilitação, adolescente é apreendido por empinar motocicleta na contramão

Sem habilitação, adolescente é apreendido por empinar motocicleta na contramão

Jovem de 17 anos foi abordado por realizar manobra perigosa em via pública, em Piraquara

Veículo falso de empresa de telefonia é abordado com cocaína

Veículo falso de empresa de telefonia é abordado com cocaína

Dois homens foram presos em flagrante com mais de 120 quilos da droga

Foz do Iguaçu terá biofábrica para combater a dengue; entenda

Foz do Iguaçu terá biofábrica para combater a dengue; entenda

Projeto vai liberar mosquitos com bactéria que impede o vírus da dengue, Zika e chukungunya

PM apreende 488 quilos de maconha no Paraná

PM apreende 488 quilos de maconha no Paraná

Prejuízo ao tráfico de drogas é estimado em R$ 1 milhão