237 mil estudantes vão participar do Enem no Paraná

 237 mil estudantes vão participar do Enem no Paraná

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Mais de 237 mil estudantes vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio no próximo domingo, 4 de novembro. Esta é a primeira etapa do Enem, que reúne a prova de redação e de questões de múltipla escolha em áreas como linguagens, história, geografia, filosofia. Muitos alunos aproveitam estes últimos dias para estudar, mas de acordo com o coordenador educacional, Ivo Carraro, o que tinha que ser estudado já foi. Agora são apenas revisões pontuais.

E tem um fator que pode ser decisivo: a ansiedade. Saber controlar o nervosismo pode ser mais relevante do que decorar os conteúdos. Segundo o professor Ivo horas de estudo e concentração nem sempre são as únicas soluções para quem busca bons resultados no vestibular. É preciso relaxar, e nesta hora o sono é um grande aliado.

Além disto é importante ter uma estratégia para o dia da prova como, por exemplo, iniciar pelas questões mais fáceis, o que gera autoconfiança e o tempo restante fica para o “chute” nas mais difíceis. Segundo o Ministério da Educação, quase 70% das pessoas inscritas no Paraná já verificaram onde vão fazer as provas.

É obrigatório apresentar um documento oficial com foto no dia do Enem. No próximo dia 11 de novembro, vão ser aplicadas as provas de Química, Física, Biologia e Matemática. O resultado do Enem é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sisu para instituições públicas; o Prouni, de bolsas para instituições particulares e o Fies, também para particulares.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem