250 profissionais responsáveis por aplicar a vacina contra covid-19 serão os primeiros imunizados em Curitiba

 250 profissionais responsáveis por aplicar a vacina contra covid-19 serão os primeiros imunizados em Curitiba

00308601

00308601
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Os primeiros imunizados contra a covid-19 em Curitiba serão as 250 pessoas que vão vacinar a população. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o ato simbólico será no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Depois desse ato simbólico, o pavilhão estará fechado para a conclusão da obra. A administração municipal alerta que o público não deve procurar o local em busca da vacina porque todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação, pelo aplicativo Saúde Já.

Após o evento que marca o início da campanha de vacinação, as equipes de saúde começam a percorrer as instituições de longa permanência (ILPs) da cidade para aplicar a vacina nos moradores, funcionários e cuidadores dos idosos. O primeiro local a ser atendido será o Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido, onde serão vacinadas 755 pessoas. Incluindo as demais instituições, a expectativa é de que sejam vacinadas nesta quarta-feira um total de 1.263 pessoas.

Segundo a diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, a expectativa é que até metade da semana que vem todos os moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência da cidade estejam vacinados. De acordo com a prefeitura, enquanto as equipes vacinam este grupo prioritário, serão realizadas as obras no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. Instalação de divisórias, serviços de instalação das partes hidráulica e elétrica, comunicação visual, instalação de gerador de energia e câmara fria, equipamentos de informática e, na última fase, o mobiliário.

Nesta terça-feira (19) teve início a montagem dos 52 boxes, que deveram estar concluídos até terça-feira (26). A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, ressaltou que esta fase da imunização representa apenas o começo da luta para vencer a covid-19.

A prefeitura informa que embora a secretaria de saúde tenha amplo domínio de grandes campanhas de vacinação em estruturas já existentes na rede de saúde, incluindo utilização de sistema drive-thru, foi feita a opção por concentrar a vacinação em um único local neste início de campanha. O motivo: trata-se de uma área ampla que garante melhor fluidez nesta primeira fase do processo de vacinação. Ao contrário das campanhas anteriores, essa contra a covid-19 prevê a vacinação de 80% da população e o monitoramento de cada um que receber a vacina, bem como da própria vacina.

Na manhã desta terça-feira, 23 mil doses da vacina da primeira remessa da vacina foram entregues à Secretária Municipal de Saúde. Além dos 250 vacinadores e idosos, a população indígena e os profissionais da saúde da linha de frente da pandemia também serão imunizadas nesta primeira etapa. A Secretaria já iniciou o mapeamento desses profissionais, eles receberão o comunicado de agendamento da vacina pelo App Saúde Já. Eles devem ser vacinados a partir da semana que vem.

A vacinação contra a Covid-19 será por agendamento via aplicativo “Saúde Já”, segundo a prefeitura da cidade. Como existe uma ordem prioritária de vacinação, a orientação é para que as pessoas não se dirijam ao Parque Barigui, sem terem sido avisadas pelo aplicativo. Para agendar a vacinação é preciso baixar o aplicativo Saúde Já e fazer o cadastro, informando dados pessoais. Tirando idosos e indígenas, a população vai receber uma notificação com data e horário da vacinação pelo aplicativo.

O aplicativo Saúde Já está disponível para os sistemas Android e iOS. Uma alternativa é acessar o site: saudeja.curitiba.pr.gov.br. No aplicativo é possível cadastrar dependentes e avisar outros familiares sobre o horário da vacinação deles. Segundo a Prefeitura, os usuários do aplicativo vão confirmar ou não o agendamento. Caso não confirmem, o usuário vai receber uma nova notificação com outra data, mas isso depende da disponibilidade de doses. É possível também negar a vacina.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos