320 leitos de UTI exclusivos para coronavírus no Paraná são habilitados de forma permanente pela União

 320 leitos de UTI exclusivos para coronavírus no Paraná são habilitados de forma permanente pela União
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

320 leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 foram habilitados no Paraná pelo Ministério da Saúde. Atualmente, essas vagas são para o atendimento geral, de maneira permanente. As unidades tipo II adulto estão divididas em 21 hospitais de 16 municípios do Estado.

O investimento anual no custeio destes leitos soma mais de R$ 63 milhões, que vão ser repassados pelo governo federal para as administrações estadual e municipal, de acordo com a gestão do estabelecimento de saúde. A informação foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (04).

O secretário estadual da saúde, Beto Preto, destaca que todos os cudiados devem ser mantidos para continuar enfrentando a pandemia, que ainda não acabou.

Na prática, os 320 leitos, parte dos 1.400 criados e 600 incorporados pelo Governo do Estado para enfrentamento ao coronavírus, vão ser incluídos definitivamente na Rede Hospitalar do Paraná, e custeados com recursos federais.

Antes da pandemia, o Paraná possuía cerca de 1.200 leitos de UTI gerais há cerca de 30 anos. Para atendimento à covid-19, em meses, o Governo mais que dobrou este número, destinando 2 mil leitos exclusivos para a doença no pico da pandemia no Estado.

Com a incorporação destes novos leitos, o Paraná vai ter um ganho de pelo menos 26,6% no número de unidades para atendimento geral.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos