ParanáGeral

378 mil pacientes recebem medicamentos de alto custo gratuitamente

São mais de 280 itens entre remédios e insumos enviados aos 399 municípios paranaenses

 378 mil pacientes recebem medicamentos de alto custo gratuitamente

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cerca de 378 mil pacientes cadastrados na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebem de maneira gratuita medicamentos de alto custo, por meio do SUS. Segundo a Sesa, são diversos remédios utilizados em tratamentos para artrite, diabetes tipo 1, Alzheimer, Parkinson, insuficiência renal crônica e outras mais de 90 doenças.

Veja mais:

As medicações fazem parte do rol de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Para ter acesso aos medicamentos, o cidadão portador de alguma das doenças desse grupo, deve apresentar a solicitação junto às Farmácias do Paraná, com os documentos atuais e exames. Assim que o paciente for avaliado e aceito, o cadastro será efetivado.

De acordo com a Sesa, são mais de 280 itens entre remédios e insumos que são enviados aos 399 municípios paranaenses. Os medicamentos podem ser retirados em uma das 23 Farmácias do Paraná em todo o Estado ou em estabelecimentos do município que realizam a entrega dos itens.

Além disso, cerca de 8 mil pacientes fazem a solicitação dos remédios de maneira online por meio do programa Farmácia do Paraná Digital. A coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli, explica que o objetivo do sistema é reduzir o deslocamento até as farmácias e facilitar o processo para as pessoas que têm dificuldades de locomoção.  

No momento, este serviço digital está disponível apenas para moradores de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Campo Mourão, Umuarama e Apucarana. A coordenadora da Assistência Farmacêutica destaca que a intenção é levar o sistema para todas regionais de Saúde do Estado até o fim do ano.

Outros 17 mil pacientes das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu recebem as medicações de alto custo em casa. A entrega é feita por meio dos Correios. 

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Giovanna Retcheski

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime