51 mil testes do coronavírus vencem até o fim de dezembro deste ano no Paraná

 51 mil testes do coronavírus vencem até o fim de dezembro deste ano no Paraná

Foto: divulgação/unsplash

mufid-majnun-oI20ehIGNd4-unsplash
Foto: divulgação/unsplash

No Paraná, 51 mil testes do coronavírus vencem até o fim de dezembro deste ano. De acordo com informações dadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira (25), o Paraná tem capacidade de processar mais de 5 mil amostras por dia de testes RT-PCR, considerado padrão ouro para a detecção do vírus.

A secretaria informou que não é possível garantir que os 51 mil exames vão ser usados antes do vencimento, porque a quantidade diária de testes varia de acordo com a demanda de casos suspeitos. Além destes kits, o Laboratório Central do Estado (Lacen) tem outros 30 mil testes que vencem em 2022. Desde o início da pandemia, o Paraná realizou mais de 1 milhão de testes para a covid-19, sendo mais de 700 mil deles de RT-PCR, que foram feitos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fiocruz. Ao todo, mais de 258 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença, segundo dados de terça-feira (24).

Além do Lacen e do IBMP, existem outros 24 laboratórios habilitados no Paraná para realizar o teste de RT-PCR. A secretaria também afirmou que não há risco de faltar kits de testes. A última solicitação foi feita, pelo Lacen, em outubro, e os insumos já foram entregues ao laboratório. O Instituto de Biologia Molecular do Paraná, segundo a Sesa, faz um acompanhamento semanal dos estoques e recebe kits de acordo com a demanda prevista.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos