66% dos casos de Covid-19 no Paraná desde o início da pandemia foram registrados em Julho

 66% dos casos de Covid-19 no Paraná desde o início da pandemia foram registrados em Julho

(Foto: divulgação/Unsplash)

Sessenta e seis por cento dos casos de Covid-19 no Paraná foram registrados somente no mês de julho.

De acordo com cálculo da Secretaria de Estado da Saúde, o mês concentrou ainda 60% das mortes, desde o início da pandemia. Em julho também foram registrados os três piores indicadores de casos e de óbitos em 24 horas. Apenas dois dias tiveram os índices menores do que 1000 casos de Covid-19. Mesmo diante desse aumento expressivo, o Estado ainda tem o terceiro menor índice do País em casos por 100 mil habitantes com 642,7 e a quinta menor taxa de óbitos pela mesma faixa populacional de 14,6.

A taxa de letalidade do coronavírus no Paraná é de 2,5%. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a taxa de letalidade da gripe sazonal, por exemplo, costuma ser de 0,1%. O Estado tem mais de 33 mil casos ativos da doença – são pessoas que podem estar transmitindo a Covid-19 caso não estejam totalmente isoladas.

Com relação a distribuição da doença no Estado, apenas seis cidades paranaenses ainda não registraram a presença do coronavírus, são elas: Boa Ventura de São Roque, Flor da Serra do Sul, São Carlos do Ivaí, Rio Bom, Nova Santa Bárbara e Godoy Moreira. Elas reúnem cerca de 28 mil habitantes, 0,2% da população do Estado. Em números absolutos, a regional de Curitiba e Região Metropolitana é a que concentra mais casos, seguida por Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Já há mais de mil casos em 18 das 22 regionais de Saúde. As mortes alcançaram 233 municípios, mais de 58% do Paraná.

A faixa etária média dos casos no Paraná é de 40,1 anos, idade da população economicamente ativa, enquanto a de óbitos é de 68,2 anos, o que indica que as complicações da doença se concentram entre as pessoas mais idosas.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos