ParanáEconomia

81% dos executivos financeiros veem piora na economia brasileira

É o que revela uma pesquisa do IBEF-PR em parceria com Datacenso

 81% dos executivos financeiros veem piora na economia brasileira

(© MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO)

A confiança dos principais executivos financeiros do Paraná na economia brasileira atingiu o nível mais baixo desde que a pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) começou a ser realizada. Em 2023, quando a primeira sondagem foi realizada, o índice negativo era de 69%, já em 2024 o percentual foi de 58%. Segundo a Pesquisa de Sondagem de Índice de Confiança dos Executivos de Finanças do Paraná deste ano, conduzida em parceria com o Datacenso, 81% dos executivos das áreas financeiras das empresas paranaenses avaliaram que a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses.

A pesquisa, realizada em maio de 2025, entrevistou executivos de alta liderança de empresas paranaenses, entre sócios-fundadores e diretores administrativos e financeiros. As organizações participantes atuam em segmentos variados, como consultoria empresarial, indústria, serviços financeiros, varejo e tecnologia, sendo que 80% têm mais de 10 anos de mercado e metade delas possui mais de 100 funcionários.

Veja mais: Casos de agressões e ameaças em voos aumentam 55%

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR), Carlos Peres, apesar de o levantamento também apontar sinais pontuais de otimismo nas perspectivas das empresas para os próximos meses, o retrato atual é de forte insatisfação com o ambiente macroeconômico do país.

“A leitura do cenário econômico nacional é clara: há perda de confiança no ambiente para investimentos e planejamento de longo prazo. Ainda assim, as empresas vêm buscando manter resiliência e apostar em crescimento próprio. Isso nos desafia a pensar em soluções consistentes, tanto no âmbito empresarial quanto institucional”, analisa Carlos Peres, comentando os resultados da pesquisa.

A incerteza estrutural por parte dos decisores financeiros, se deve a fatores que geram pressões negativas no mercado, como juros altos, lentidão na reforma tributária, câmbio instável, alta em taxas de importação e exportação e baixo ritmo de crescimento.

Caminhos estratégicos podem ajudar as organizações a atravessar esse período com mais resiliência. A busca por eficiência via automação, o fortalecimento da governança ESG, a valorização de talentos e o planejamento para captação de novos recursos despontam como tendências claras entre as empresas ouvidas.

O resultado serve de ferramenta estratégica para uma análise do mercado e para tomada de decisões. Para Cláudio Shimoyama, CEO do Datacenso e responsável técnico pela pesquisa, a intenção é colaborar com discussões e tratativas da comunidade financeira no estado e também no país ao entregar ao mercado uma pesquisa sólida, com recorte estratégico e que traz à tona a visão real dos executivos de finanças do Paraná.

“O estudo proporciona um raio-X detalhado do pensamento estratégico de quem está no centro das decisões financeiras. Ao acompanhar ano a ano a evolução da confiança e dos indicadores internos das empresas, conseguimos antecipar tendências e oferecer dados relevantes para o mercado, governos e investidores”, explica Cláudio Shimoyama.

Informações: Lorena Pelanda, com assessoria

Avatar

lorena.pelanda

Paraná registra mais de 46 mil emplacamentos apenas em outubro

Paraná registra mais de 46 mil emplacamentos apenas em outubro

Número representa crescimento de 52% em comparação com o mesmo mês de 2024

Grupo suspeito de vender cargas ilícitas é alvo de operação

Grupo suspeito de vender cargas ilícitas é alvo de operação

O grupo comercializava cigarros eletrônicos e celulares sem nota fiscal

Médico e paciente são feitos reféns em Posto de Saúde

Médico e paciente são feitos reféns em Posto de Saúde

Caso foi registrado durante assalto em foz do Iguaçu (PR)

130 atletas vão representar o Paraná nas Paralimpíada Escolar Brasileira

130 atletas vão representar o Paraná nas Paralimpíada Escolar Brasileira

A competição, promovida pelo CPB, reunirá mais de 2 mil atletas de todas os Estados