82% dos leitos de UTI adulto do Paraná estão ocupados

 82% dos leitos de UTI adulto do Paraná estão ocupados

Foto: Ari Dias/AEN

Foto: Ari Dias/AEN

Passa de 80% a taxa de ocupação geral de leitos de UTI para adultos no Paraná. O estado conta com 2.002 leitos, sendo pouco mais de 1.200 ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A rede pública e privada também conta com 587 leitos de UTI neonatal e 241 de UTI pediátrica. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a pedido da BandNews FM Curitiba. A contagem total aponta a ocupação de 82% dos leitos de UTI adulto.

No entanto, não são considerados os leitos exclusivos para atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19. De acordo com a secretaria estadual da Saúde, o Paraná tem, atualmente, 530 vagas exclusiva de terapia intensiva para adultos e mais 37 vagas para crianças ou recém-nascidos. A taxa de ocupação nestes casos fica entre 29% e 30%.

Atualmente, o Paraná tem 75 pacientes internados com coronavírus. O número é referente apenas aos que foram submetidos a exames e foram diagnosticados com a Covid-19. Ou seja, não entram na conta os pacientes com suspeita da doença, mas sem confirmação pelos laboratórios credenciados.

O número de pacientes com coronavírus que precisam de atendimento em UTI tem crescido no Paraná. No início do mês, por exemplo, eram apenas 21 leitos de terapia intensiva ocupados por pessoas com Covid-19. Ou seja, do dia primeiro até o dia 23 de abril o Paraná viu a demanda por UTIs crescer 257%.

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde não deu sinais de que pretenda construir hospitais de campanha, como acontece em outros estados, sobretudo aqueles mais afetados pelo coronavírus. Por enquanto, o Paraná tem aumentado a disponibilidade de leitos de UTI dentro da própria rede hospitalar existente.

Reportagem: Angelo Sfair/Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos