89% das vítimas que perderam a vida para a covid-19 não estavam completamente imunizadas, em Curitiba

 89% das vítimas que perderam a vida para a covid-19 não estavam completamente imunizadas, em Curitiba

Foto: José Fernando Ogura/AEN

89% das vítimas que perderam a vida para a covid-19 não estavam completamente imunizadas, em Curitiba. Além disso, 91% dos pacientes que internaram por complicações da doença também não tinham completado o ciclo vacinal. Os dados são de um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde repassado à BandNews FM Curitiba. Os números levam em consideração o período de março a agosto deste ano.

Segundo o epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde, Diego Spinoza, a imunização completa acontece após pelo menos 14 dias da data que a pessoa tomou a 2ª dose. Ele comenta que a cidade conseguiu diminuir a quantidade de cidadãos acima de 60 anos contaminados pela doença e também foi possível aumentar a quantidade de jovens adultos vacinados com a 1ª dose.

Mas, Diego reforça que o contingente de pessoas que ainda não tomaram a segunda 2ª dose é grande.

O especialista explica que até o mês de maio foi observado que apenas uma dose da vacina protegia contra a variante gama, mas com a chegada da variante delta, mais grave, é necessário ter as duas doses aplicadas.

Até agora, 32% dos curitibanos tomaram duas doses ou a dose única do imunizante. Hoje, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 80% dos casos de cvodi-19 registrados na cidade são de pacientes de 20 anos ou mais. Ou seja, aqueles que tomaram apenas uma dose, ainda são os que mais estão pegando e transmitindo a doença.

A incidência de curitibanos de 60 anos ou mais infectados caiu mais de 50%./ Na capital paranaense, os casos ativos tem aumentado, apesar disso, o epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde, garante que as internações diminuíram, por conta da ampla cobertura de vacinação.

Diego acredita que a imunização com as duas doses deve ser finalizada ainda neste ano, porque o Ministério da Saúde diminuiu o período de intervalo das vacinas da Pfizer e Astrazeneca.

Com isso, ele espera que no final do ano o cenário de incidência seja menor.

Por fim, o especialista ainda pediu para que a população vá vacinar, não escolha qual marca de imunizante deseja tomar.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos