90% dos internados na UTI do HU não completaram vacinação, diz UEL

 90% dos internados na UTI do HU não completaram vacinação, diz UEL

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma análise dos casos de covid-19 no Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no norte do Paraná, mostra que 90% dos casos graves da doença envolvem paciente que não concluíram a vacinação. No início do mês, dos 34 pacientes internados em leitos de UTI, 30 não tinham se vacinado, ou não haviam completado o ciclo vacinal. Além disso, 65% tinham mais de 60 anos e apresentavam pelo menos uma comorbidade.

A coordenadora médica do Núcleo de Epidemiologia do HU, Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira, destaca que o levantamento mostra a importância da vacina como estratégia de controle da pandemia:

A análise foi feita pelo Núcleo de Epidemiologia do HU da UEL com base nos dados do dia 2 de fevereiro. Considerando todos os 83 pacientes internados, não apenas os casos mais graves, 30% não tinham tomado nenhuma dose da vacina. Outros 48% não haviam recebido a 2ª ou a 3ª dose. Ou seja, somando os dados de UTIs e enfermarias, 78% das internações naquele hospital acometiam pacientes que não estavam com o ciclo vacinal completo.

Com as mutações do vírus causador da covid-19, é imprescindível cumprir o calendário da vacinação e acessar as doses de reforço. No Paraná, cerca de 9 milhões e trezentas mil pessoas tomaram a primeira dose da vacina, enquanto 8 milhões e meio concluíram a vacinação. Até o momento, dois milhões e meio de doses de reforço foram aplicadas.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos