Política

Associação dos Delegados da PF teme que investigações sejam retardadas devido a cortes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Direção Regional no Paraná da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) teme que as investigações da Operação Lava Jato sejam retardadas devido ao corte de 44% do orçamento de custeio para este ano previstos pela União. No entanto, para a entidade, a diminuição de nove para quatro delegados dedicados à Lava Jato e que são responsáveis por 180 inquéritos em andamento em Curitiba não deve afetar a qualidade do trabalho. A Força Tarefa do Ministério Público Federal ainda se mantém com 13 procuradores e alguns reforços nas funções de assessoria.

Na opinião do Diretor Regional da ADPF, Jorge Fayad, a Operação Lava Jato demanda um esforço maior devido a amplitude das ações, por isso, necessita de um grande aporte financeiro. Fayad destaca que é necessário ter um perfil específico para atuar na investigação de crimes de lavagem de dinheiro e, portanto, a quantidade de delegados não influencia na qualidade do trabalho.

O efetivo da Polícia Federal que atende às demandas da Lava Jato, reduziu de 60 para 40 agentes, que não tem mais atuação exclusiva. Grande parte dos efetivos convocados para a equipe da Lava Jato em Curitiba vinha do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, unidades que estão recebendo o maior volume de procedimentos decorrentes de colaborações, principalmente da Odebrecht. Para Fayad, esse corte não deve impactar na qualidade das investigações, mas deve retardar a conclusão dos trabalhos.

Este é o primeiro corte de custeio nas investigações da operação lava jato, registrado nos últimos três anos, quando se iniciou a apuração das denúncias envolvendo a Petrobrás. A previsão do Orçamento da União de 2017 para o Ministério da Justiça é de R$ 13 bilhões. Deste montante, somente para a Polícia Federal, são R$ 6 bilhões.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

Parceria contribui direta ou indiretamente, para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e evitar fake news