Cidade protesta contra violência

Será possível uma cidade inteira parar, fechar todas as portas e janelas, em protesto contra a violência? Sim, é possível… e aconteceu hoje (quinta) em Moreira Sales, na região oeste do Paraná. Os cerca de 13 mil habitantes da cidade fizeram uma espécie de protesto velado pedindo mais segurança. Uma passeata na avenida principal reuniu centenas de pessoas, todas vestidas de preto. O vendedor José Barbosa Leite, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luiz Parra, já receberam até ameaças dos criminosos que agem na cidade.

Os cartazes empunhados no protesto dão a dimensão do que virou a pequena cidade: pedidos e mais pedidos de socorro, inclusive de crianças e idosos. O empresário José Milan foi assaltado, descobriu quem eram os assaltantes, e comprou devolta o computador roubado. Para ele, a polícia nada fez.

Em todo o município, de mais de 350 quilômetros quadrados, há apenas dois policiais militares. Mas a PM nega que falte policiamento, de acordo com o capitão Nilson José dos Santos.

O prefeito da cidade, Luiz Volpato, está em Curitiba, junto de vários outros prefeitos da região, pedindo mais segurança para as cidades pequenas. Na semana que vem, a própria Câmara Municipal vai fazer novos debates para promover mais protestos contra a violência. Os moradores de Moreira Sales fizeram um abaixo-assinado pedindo novos módulos policiais, e mais rondas ostensivas.

*com produção da TV Tarobá, afiliada da Band na região oeste do estado

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem