O rigor dos colégios internos

Pais e alunos estão apostando em um sistema de ensino característico do século passado. Os internatos. Em todo o Brasil seriam mais de 80 entre instituições  públicas e de redes ligadas à grupos religiosos. Só a rede adventista tem 18 colégios internos em todo o país. Com todas as vagas preenchidas outras quatro unidades devem ser inauguradas em SP, Pernambuco, Pará e Mato Grosso. O coordenador geral da rede no sul do país, Douglas Meslin, fala que o perfil do aluno de internato mudou.

 Um deles em Maringá, no norte do Paraná. Os alunos só voltam para casa nas férias. O namoro é proibido, pode render advertência e até expulsão. Os dormitórios masculinos e femininos são bem separados e monitorados.  A rotina é rígida. Começa cedo às 5:30 da manhã. Os estudantes são despertados com música ou sinos e seguem para um momento de oração e reflexão. Depois do café da manhã é hora de ir para a sala de aula. Na sequencia almoço,  atividades esportivas, culturais ou de reforço. No fim da tarde o horário é livre para jogos, conversa e internet. E antes das dez da noite cama, porque o outro dia começa bem cedo. Aluna do terceiro ano do ensino médio, Camila Del Bony, decidiu estudar no internato por influência dos primos e tios que passaram por lá.

Na família da empresária Luci Karru, estudar em internato virou tradição. O sogro, o marido, ela e a filha estudaram em colégios internos.

Hoje, apostando no sucesso do sistema, a empresária paga as mensalidades de cinco alunos que não teriam condições manter os estudos. Dois em Maringá e três em São Paulo. As mensalidades dos bolsistas custam cerca de 600 reais. Já o custo normal varia entre mil e 400 e mil e 800 reais,com alimentação e estadia inclusos.O sistema de internato também vale para os professores, que moram dentro do Colégio. Em Maringá são mais de mil pessoas entre alunos e funcionários, como conta um  dos coordenadores Alex Landim.

A procura pelos colégios internos tem aumentado nos últimos anos. Em muitas instituições há fila de espera com estudantes de outros estados e de várias partes do mundo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.