Política

Estado do Paraná ganha radar meteorológico japonês para evitar desastres naturais

Foto: Jaelson Lucas / ANPr

A partir de janeiro do ano que vem o Paraná vai contar com um radar meteorológico japonês para evitar desastres naturais, principalmente na região metropolitana. O equipamento já está a caminho do Brasil e a previsão é que chegue ao Paraná no final deste mês. O radar foi cedido por uma empresa japonesa através de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão e não terá custos para o estado. O Paraná já possui dois radares de grande porte instalados em Teixeira Soares, no Centro-Sul do Estado, e em Cascavel, na região Oeste. De acordo com o governador Beto Richa, este novo equipamento, específico para centros urbanos, vai melhorar o tempo de resposta do Sistema de Monitoramento e Previsão Hidrométrica do Estado.

O engenheiro da empresa no Brasil, Rodrigo Vidal, afirma que além do apoio geral em monitoramento, o radar será utilizado como modelo de previsão de deslizamento para o município de Almirante Tamandaré.

Segundo o tenente-coronel da Defesa Civil, Edenilson de Barros, o radar será instalado e operado na sede do Simepar, que encaminhará as informações à Defesa Civil, responsável por monitorar as condições e, caso necessário enviar os alertas, aos municípios.

A instalação do radar meteorológico Banda X faz parte do programa de Fortalecimento de Gestão de Risco de Desastre no Paraná. Ele abrange três áreas: fortalecimento da infraestrutura de prevenção, investimento em conhecimento e a articulação institucional.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura