Esportes

Copa do Mundo: por que os jogadores cospem tanto?

Com os jogos da Copa do Mundo a todo vapor, as atenções se voltam cada vez mais para as seleções que avançam nas oitavas de final. O Brasil garantiu uma vaga na manhã desta segunda-feira (2), em partida disputada contra o México, e quem assiste os duelos pela televisão não tem como não notar: se tem uma coisa que os jogadores fazem quase que o tempo todo, além de correr atrás da bola, é cuspir.

Mas por que é que isso acontece? A BandNews foi atrás da resposta e quem explica é o educador físico Marcio Magalhães.

É assim: a prática de exercícios físicos intensos exige uma respiração mais forçada. Como as narinas não têm espaço suficiente para a entrada e saída de ar que o corpo precisa para equilibrar a temperatura, é normal a pessoa respirar também pela boca, que seca.

Quando isso acontece, é comum a ingestão de água, mas os atletas não conseguem fazer isso o tempo todo. Então o cérebro – para evitar a desidratação – estimula as glândulas salivares como resposta à sede.

O correto seria que eles engolissem a saliva, mas a produção é muito alta e o excesso acaba dispensado. Por outro lado, quando os jogadores conseguem parar e beber água, o que chama a atenção é que parte do que é ingerido passa por um bochecho e, em seguida, também vai parar no gramado.

A boca humana produz até dois litros de saliva por dia – os homens mais do que as mulheres, por possuírem glândulas salivares maiores – e o líquido tem funções muito importantes. Ela é a primeira etapa da digestão e serve para umedecer e lubrificar o interior da cavidade bucal, o que facilita a fala, transforma os alimentos em uma massa mais fácil de ser digerida e ajuda a controlar a quantidade de água no organismo.

Por outro lado, refluxos gastroesofágicos, infecções na boca ou garganta, alguns medicamentos e algumas gestações também podem aumentar a salivação. De modo que é importante buscar ajuda médica em caso de excessos muito persistentes.

Reportagem Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Athletico toma virada do Ypiranga nos acréscimos do 2º tempo

Athletico toma virada do Ypiranga nos acréscimos do 2º tempo

Furacão perdeu por 2 a 1, pela 3ª fase da Copa do Brasil

Athletico encara Ypiranga pela Copa do Brasil

Athletico encara Ypiranga pela Copa do Brasil

Furacão disputa três competições simultaneamente e vive maratona de jogos

Torcedores do Paraná enfrentam filas para compra de ingressos

Torcedores do Paraná enfrentam filas para compra de ingressos

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no próximo sábado diante do Nacional, na Ligga Arena

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

O rubro negro saiu atrás no placar, no estádio Alfredo Jaconi