Giro nas ruas desta Segunda é na Avenida Prefeito Lothário Meissner

Foto: Luiz Costa /SMCS.

Era o ano de 1937, as notícias ferviam com informações vindas da Europa, onde a ditadura reinava em muitos países. No Brasil, Getúlio Vargas criou o Estado Novo. No Paraná, o interventor Manoel Ribas dirigia o estado. Esse foi o contexto em que o Prefeito Jorge Lothário Meissner viveu durante sua gestão em Curitiba.

Confira na reportagem da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico é o mais famoso cartão-postal de Curitiba. As três grandes cúpulas da estufa de vidro e metal se destacam entre o verde das árvores. O labirinto inspirado nos belos jardins franceses é conduzido por flores multicoloridas em direção à estufa.

Ouça na reportagem da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

Outro ponto importante da capital por onde a Avenida Prefeito Lothário Meissner passa é a Universidade Federal do Paraná. A instituição foi criada em 1912 sob a liderança de Victor Ferreira do Amaral e é considerada a mais antiga do Brasil. Atualmente, ela está presente em três cidades: Palotina e Matinhos, além de Curitiba. 

São vários campi espalhados pela cidade, entre eles o Campus III, que abriga o Centro Politécnico, a Escola Técnica e Sede Jardim Botânico. Localizada na Rua Prefeito Lothário Meisnner, a sede foi inaugurada em 1997 em frente ao Jardim Botânico. A iniciativa de abrir um novo campus surgiu de dentro do curso de Farmácia, com a professora Nilce Nazareno da Fonte. 1

Com a autorização de verba do então Ministério da Educação e Cultura, o curso de Farmácia se juntou ao curso de Odontologia e de Nutrição para encontrar então a nova sede.

0Atualmente, a sede do Jardim Botânico é a casa dos setores de Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e da Escola de Florestas. O Campus III da Universidade Federal do Paraná abriga atualmente cerca de três mil alunos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.