Receita Federal doa cabelos para instituto que acolhe pacientes em tratamento contra o câncer de mama

 Receita Federal doa cabelos para instituto que acolhe pacientes em tratamento contra o câncer de mama

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Está a todo vapor a oficina de confecção de perucas do Instituto Peito Aberto, que atende mulheres em tratamento contra o câncer de mama, em Paranaguá.

Há poucos dias, 920 mechas de cabelos, apreendidas pela Receita Federal, foram doadas ao instituto e deverão resultar em cerca de 500 novas perucas. O material foi apreendido em Foz do Iguaçu e destinado a Paranaguá. Os cabelos estavam entre outras mercadorias contrabandeadas, vindas da Ásia. Fabiano Parro, diretora-executiva do Instituto Peito Aberto, conta que as perucas confeccionadas pelas voluntárias são emprestadas e devolvidas quando o cabelo da paciente volta a crescer e ela se sente mais segura.

Há casos em que as perucas são doadas, mas sempre com o objetivo de oferecer confiança e autoestima à mulher. 

A oficina de perucas existe há cinco anos e é realizada por voluntárias, com encontros semanais. Desde que foi iniciada, há cinco anos, a oficina já produziu 200 unidades. Se a paciente não encontra uma peruca que lhe agrade, as equipes confeccionam uma exclusiva com as mechas do “banco de cabelos”. Cada peruca demora cerca de 15 dias para ficar pronta. A dona de casa Jane Lucia Barbosa Ângelo, de 41 anos, está há dois anos em tratamento contra o câncer de mama. Depois de perder os cachos naturais ela escolheu um modelo com cabelos lisos. 

Segundo ela, a peruca doada pelo Instituto Peito Aberto, ajudou a enfrentar esse período difícil

Para ser doador de mechas de cabelos é preciso que eles estejam limpos, secos e amarrados adequadamente, com mínimo 20 centímetros de comprimento. Cabelos tingidos também podem ser doados. O Instituto Peito Aberto está localizado na rua Manoel Bonifácio, 622, no Centro de Paranaguá.

Reportagem: Kelly Frizzo

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem