EsportesFutebol

Athletico conquista título inédito na Copa do Brasil e garante vaga consecutiva para a Libertadores

 Athletico conquista título inédito na Copa do Brasil e garante vaga consecutiva para a Libertadores

Foto: divulgação/ Athletico Paranaense

(Foto: divulgação/Athletico Paranaense)

O Athletico Paranaense é o primeiro brasileiro garantido na Copa Libertadores do ano que vem. O Furacão venceu o Internacional por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (18), no Beira Rio, diante de 50 mil pessoas, e garantiu o título inédito da Copa do Brasil.

Na entrevista coletiva após a conquista, o grupo não poupou o técnico Tiago Nunes de uma das imagens que sempre marcam momentos como esse: o tradicional banho de isotônico. O título vale uma premiação de 52 milhões de reais para o Athletico. Além disso, apenas por ter alcançado a final, o rubro-negro já tinha acumulado 12 milhões de reais em prêmios.

Emprestado pelo Grêmio, o meia Thonny Anderson comemorou o título diante do maior rival do Tricolor Gaúcho.

Cerca de 2.500 torcedores ocuparam o espaço destinado aos visitantes no Beira Rio. A Copa do Brasil consolida um dos momentos mais importantes da história do Athletico. Depois de ter conquistado o primeiro título internacional do clube, a Copa Sul-Americana, no ano passado, nesta temporada o Furacão conquistou a Levain Cup, no Japão, e agora o também inédito título da Copa do Brasil, diante do Colorado Gaúcho.

O ex-zagueiro Paulo André fez parte dessa história como jogador e, desde a metade do ano, integra a diretoria. Ele defende a permanência do técnico Tiago Nunes.

Tiago Nunes tem contrato com o Athletico até dezembro. No final de semana, o treinador chegou a dizer que iria decidir ‘se paga o boné’ ou permanece no Furacão após a final da Copa do Brasil. Apesar de ter participado de dois dos três maiores títulos conquistados pelo rubro-negro, o técnico não acredita que é o maior treinador da história do clube.

Em quatro finais, também foi a primeira Copa do Brasil conquistada pelo futebol paranaense. O Athletico já tinha decidido o título diante do Flamengo, em 2013, e tinha visto o arquirrival Coritiba ter sido duas vezes vice-campeão em 2011 e 2012.

Outro jogador do Grêmio, e que também foi emprestado para o Furacão, é o lateral Madson.

Um dos nomes mais importantes do Furacão nos últimos anos é o meia atacante Nikão. O jogador está no clube desde janeiro de 2015 e, ao longo desta temporada, sofreu muitas críticas. Ele chegou a dizer que ‘todo atleta tem um prazo de validade dentro dos clubes’ e que não sabia ‘mais quanto tempo’ ainda iria permanecer no Athletico.

O próprio técnico Tiago Nunes confirmou que Nikão chegou a perder espaço ‘quando ele não manteve o foco’ e poderia ter deixado o rubro-negro.

Após o título, vários jogadores também abordaram a vantagem que o Athletico tinha conquistado no jogo de ida. Para alguns deles, houve certo menosprezo ao Furacão, ainda que o rubro-negro tivesse vencido a primeira partida da final por 1 a 0.

O técnico Tiago Nunes nega que tenha usado essa estratégia como meio de motivação ao grupo. Ele avalia que as declarações fazem parte de uma disputa mental entre os adversários.

O gol do título foi marcado nos acréscimos do segundo tempo, pelo atacante Rony. No entanto, o gol que abriu o placar, no Beira Rio, e deixou o rubro-negro mais perto da conquista, saiu de uma assistência do atacante Marco Ruben para o volante Léo Cittadini. Junto com o zagueiro Robson Bambu, os três foram os primeiros reforços do Furacão para esta temporada. Todos foram titulares na final diante do Inter.

Léo Cittadini veio do Santos e chegou ao Athletico sem custos para o clube. Após a final, o técnico Tiago Nunes valorizou o trabalho do Inter.

O presidente do Internacional também enalteceu os méritos do clube em chegar até a final da Copa do Brasil. Marcelo Medeiros falou em ‘continuidade’ do trabalho.

O presidente também reconheceu que o Athletico foi melhor que o Inter na decisão. Ele lamentou ainda uma grande oportunidade criada pelo Colorado, logo no começo da final.

Considerando a Libertadores do ano que vem, em quatro edições, é a terceira que o Athletico vai disputar. É a primeira vez na história do clube que o Furacão se classifica para duas Libertadores consecutivas. Estar sempre presente na competição sul-americana mais importante da temporada é parte do sonho do Furacão de ser campeão do mundo até o centenário do clube, em 2024.

Reportagem: Cleverson Bravo

(Foto: divulgação/Athletico Paranaense)
(Foto: divulgação/Athletico Paranaense)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Os jogadores Kaique Rocha e Gamarra devem formar a dupla de zagueiros

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no estádio do Athetico