Casos da Covid-19 podem aumentar 47% em menos de 10 dias no Paraná, aponta Ipardes

 Casos da Covid-19 podem aumentar 47% em menos de 10 dias no Paraná, aponta Ipardes

(Foto: divulgação/UnsPlash)

O número de casos confirmados da Covid-19 pode aumentar 47% em menos de 10 dias no Paraná, conforme projeção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O dado corresponde ao cenário mais otimista da expansão da pandemia no estado e aponta que em 12 de julho o total de confirmações pode chegar a 38.380 casos.

De acordo com o diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde, Nestor Werner Junior, é muito importante que as restrições anunciadas pelo governo na última terça-feira (30) sejam seguidas por todos os segmentos da sociedade.

Segundo o último boletim da doença divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná já contabiliza mais de 26.024 casos confirmados. A projeção mais pessimista feita pelo Ipardes aponta que a infecção pela Covid-19 pode aumentar 103% no estado em nove dias. O total de casos chegaria em 53.077.

Já no cenário que acompanha a tendência de diagnósticos da doença, o Paraná chegaria a 44.679 confirmações da Covid-19. Um aumento de 71%. De acordo com o diretor, o lockdown não está descartado no Paraná.

A projeção foi feita a pedido da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e utilizada pelo governo estadual para adotar medidas mais restritivas em sete regiões do estado durante duas semanas, como a suspensão das atividades que não são consideradas essenciais. Os cenários não estimam a quantidade de mortes e utilizam modelos matemáticos que tomam por base a semana anterior ao projetado.

Reportagem: Angela Luvisotto e Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos