Municípios da RMC deverão publicar decretos individuais com novas medidas contra a Covid-19

 Municípios da RMC deverão publicar decretos individuais com novas medidas contra a Covid-19

Foto: divulgação/UnsPlash

Os municípios da região metropolitana de Curitiba decidiram pela adoção coletiva de um decreto de distanciamento social, após o fim da “quarentena mais restritiva” do governo estadual que estabeleceu regras mais rígidas contra a Covid-19 por 14 dias.

De acordo com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), o novo decreto deve abranger os serviços essenciais e não essenciais, sem flexibilizações quanto as regras sanitárias, buscando a retomada gradual das atividades econômicas.

Segundo o presidente da associação, que também é prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, uma reunião hoje (15) de manhã entre os prefeitos da região metropolitana definirá quais serão as regras desse decreto coletivo.

07.15 – RMC DECRETOS 01

Após a definição dos pontos do documento, cada prefeitura irá finalizar as edições de um decreto próprio e publicá-lo ainda hoje (15), com ações válidas por mais 14 dias. Os prefeitos também poderão fazer vigorar os decretos anteriormente editados, até finalizarem o novo documento.

Conforme o presidente da Assomec, a construção das novas regras terá como objetivo central dos prefeitos chegar a um senso comum de regramento, permitindo ainda que cada município realize adaptações locais, sem aumentar a flexibilização em relação aos demais municípios.

O decreto coletivo estava sendo construído, conforme a Assomec, desde a última semana, quando os prefeitos da região já descartavam a possibilidade de prorrogação do decreto estadual.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos