Pesquisadores da UEM desenvolveram um capacete respirador para auxiliar no combate a Covid-19

 Pesquisadores da UEM desenvolveram um capacete respirador para auxiliar no combate a Covid-19

Foto: divulgação / UEM

Pesquisadores e alunos da Universidade Estadual de Maringá, a UEM, desenvolveram um “capacete-respirador” para auxiliar no enfrentamento a pandemia do coronavírus. Os responsáveis pelo projeto afirmam que o equipamento desenvolvido pela universidade tem um custo que chega a ser 25% menor do que o valor dos capacetes-respiradores importados, atualmente utilizados no mundo inteiro para enfrentamento da Covid-19.

Além disso, o equipamento pode ser reutilizado, outra vantagem do equipamento feito no Paraná. Para produzir algumas peças do aparelho, os pesquisadores utilizaram impressoras 3D. Em Maringá, no norte do Estado, alguns protótipos do equipamento estão sendo utilizados no Hospital Universitário.

Segundo os pesquisadores, o equipamento dá mais conforto aos pacientes que precisam de oxigênio por causa da Covid-19. Além do capacete, alunos e professores da UEM estão desenvolvendo um ventilador mecânico totalmente produzido na universidade. Atualmente o equipamento está em fase de testes e a expectativa é que todo o processo seja concluído em seis meses.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos