Mesmo com novos leitos, taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 chega a 94% em Curitiba

 Mesmo com novos leitos, taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 chega a 94% em Curitiba

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Apesar da abertura de novos leitos, a taxa de ocupação de UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 segue alta em Curitiba. Ontem (20), o número chegou a 94% – o maior desde o início da pandemia, com 20 leitos livres.

Paralelo a isso, a prefeitura vem anunciando a inauguração de novas unidades para a cidade. Somente na última semana foram abertos 50 leitos no antigo Instituto de Medicina que foi reativado no Alto da XV. No início do mês passado, o Hospital Vitória no CIC foi reaberto com 20 leitos UTI destinados a pacientes com a Covid-19.

Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, o índice de ocupação dos leitos das unidades de terapia intensiva do SUS destinadas ao coronavírus aumentou 20% desde o início deste mês. Em 1º de julho, a taxa estava em 78%. A partir desta data, o índice cresceu em média 2% por dia, ficando dez dias seguidos acima dos 80% e cinco dias consecutivos superando a marca dos 90%.

No momento, Curitiba conta com 335 UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 e a expectativa da prefeitura é chegar até o final deste mês com 352 – um incremento de 17 leitos. Neste domingo (20), entre os 13.398 casos confirmados, 628 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, 247 deles em UTIs.

Segundo a prefeitura, todos os pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os casos confirmados.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos