Empresa paranaense desenvolve tecnologia para ajudar a conter o coronavírus em hospitais

 Empresa paranaense desenvolve tecnologia para ajudar a conter o coronavírus em hospitais

(Foto: divulgação/Unsplash)

Uma empresa paranaense está aplicando uma nova tecnologia que ajuda a organização e gestão de unidades de saúde que fazem o atendimento em pacientes com Covid-19. O projeto desenvolvido em Ponta Grossa, utiliza a tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM em Inglês), para gerenciar o fluxo de pacientes, funcionários, insumos e até resíduos dentro dos estabelecimentos. Dessa forma, equipes de saúde também podem programar rotinas de higienização nas rotas que são utilizadas por várias pessoas.

A coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, Letícia da Costa Gonçalves, explica que a plataforma consegue traçar os locais com maior movimento, justamente os ambientes com maior risco de contaminação pelo coronavírus.

Ela também conta que a ideia é disponibilizar a tecnologia de forma fácil, sem exigir conhecimentos mais específicos. Dessa forma, a plataforma também pode ser utilizada em outras situações.

O estudo é desenvolvido pela Benazzi Engenharia e foi selecionada através do projeto do governo Saúde Tech, apoiado pelo Instituto Senai no Paraná.

A sócia-administradora da empresa desenvolvedora, Luciana Ferreira de Camargo Duarte, ressalta que a ferramenta poderá ser utilizada em qualquer empresa com necessidade de análise de fluxo.

A plataforma vai ficar disponível de forma gratuita para as empresas.

Para mais informações sobre o projeto e outras tecnologias desenvolvidas, você pode acessar o site senaipr.org.br.

www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/construcao

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos