Curitiba volta para bandeira amarela a partir de terça-feira (18)

 Curitiba volta para bandeira amarela a partir de terça-feira (18)

12 19-Palácio-29-de-março-Luiz-Costa-SMCS

Curitiba vai voltar, na terça-feira (18), para a bandeira amarela, que indica nível 1 na avaliação dos riscos da covid-19 na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca neste sábado (15), durante uma missa realizada na capela Nossa Senhora da Glória.

O decreto em vigência, que estabelece a bandeira laranja, de risco médio, tem validade até esta segunda-feira (17). A capital está em bandeira laranja desde o dia 13 de junho. Durante o pronunciamento, Greca comentou que a decisão foi tomada por conta da diminuição do contágio da doença e porque o pior já passou.

Segundo ele, a Prefeitura vai devolver a cidade à normalidade, ainda com cautelas sanitárias, mas já com o funcionamento de atividades como comércio, shopping, academias de ginástica e natação, e das feiras livres.

A bandeira amarela, no entanto, não libera o retorno das escolas, eventos culturais, como cinema, teatro e shows (a não ser em modo drive in), e casas noturnas. O anúncio oficial do retorno à bandeira amarela, assim como todos os detalhes devem ser divulgados nesta segunda (17) pela secretária de saúde. Na live de sexta-feira (14), Márcia Huçulak antecipou a possibilidade de retorno à bandeira amarela na capital paranaense.

Segundo ela, neste momento, o que mais contribui para a mudança bandeira é a taxa de replicação, aquela que estima a transmissão da doença para cada indivíduo infectado

Outro item que influencia a cor da bandeira é a ocupação de leitos UTI. Neste domingo (16), a taxa de ocupação dos 355 leitos de UTI’s do SUS exclusivos para covid-19 é de 85%. Há 54 leitos livres.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos