Curitiba volta para a bandeira amarela nesta terça-feira (18)

 Curitiba volta para a bandeira amarela nesta terça-feira (18)

Sem-título-2

Sem-título-2
Foto: Reprodução/Youtube

Curitiba passa de bandeira laranja, de risco médio, para a bandeira amarela, que indica alerta da situação da covid-19 na cidade. A decisão de voltar para bandeira de nível 1, segundo o prefeito Rafael Greca, foi tomada após o Comitê Curitibano de Técnica e Ética Médica verificar uma redução na cadeia de transmissão do vírus: com o índice de replicação, que está abaixo de 1 (esse índice já foi de uma pessoa infectada para 4).

De acordo com Greca, também foi constatada a queda de 20% no número de novos infectados e 20% de diminuição no número de mortes.

Segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, também houve uma queda de 30% a 40% nos casos de pacientes com sintomas de síndromes respiratórias e 10% de redução de internamentos nas UTI’s.

O prefeito Rafael Greca reforçou que mesmo com a bandeira amarela, as medidas sanitárias de combate ao coronavírus continuam até que a vacina contra a covid-19 seja disponibilizada.

A Secretaria Municipal da Saúde lembra que as medidas não são definitivas. Caso os indicadores da pandemia na cidade apresentem piora, o cenário pode mudar. Com a bandeira amarela atividades que funcionavam com restrições de dias e horários, como shoppings, comércio de rua, galerias e supermercados, poderão abrir aos fins de semana.

Atividades que estavam suspensas e podem retornar com protocolos específicos: parques e praças; feiras livres e de artesanatos; os bares, que estavam suspensos, voltam seguindo as mesmas regras de restaurantes e lanchonetes, mas não poderão funcionar com música ao vivo.

Neste link você pode acessar a lista completa do que pode e do que não pode funcionar durante a bandeira amarela em Curitiba: https://bandnewsfmcuritiba.com/saiba-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-funcionar-durante-a-bandeira-amarela-em-curitiba/

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos