Mais de 300 surtos de Covid-19 são acompanhados no Paraná

 Mais de 300 surtos de Covid-19 são acompanhados no Paraná

Foto: divulgação/Unsplash

Pelo menos 309 surtos de coronavírus são acompanhados em todo o Paraná. As ocorrências foram registradas em igrejas, comércios, indústrias e espaços que reúnem maior número de pessoas. As instituições da área da Saúde registram maior número de casos. São cerca de 70 em hospitais, clínicas, laboratórios e farmácias, envolvendo mais de 1.100 trabalhadores infectados pelo novo coronavírus. Foram contabilizados 40 óbitos.

Na sequência, estão as indústrias, que apresentam 55 surtos, em várias áreas, como de maquinários, motores, alimentos, compensados, cimento, papel e roupas. As agroindústrias são alvo de muita atenção da Secretaria da Saúde e do monitoramento, com 13 surtos nos segmentos de laticínios e processamento de grãos. Os surtos no Paraná somam 8.215 casos confirmados e 89 óbitos.  Na soma geral, as regiões com maior número de surtos são: Cascavel, com 64 ocorrências; Curitiba com 27 e de Foz do Iguaçu.

A Secretaria da Saúde do Paraná acompanha, desde o início da pandemia, todas as suspeitas de ocorrências de surtos da doença. Para a configuração de um surto é preciso o registro de pelo menos três confirmações, por teste do RT-PCR, no mesmo ambiente, em um período de 14 dias entre os casos.

O monitoramento é feito pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde e apresentado ao Centro de Operações de Emergências para as medidas de alerta e de controle. Entre as principais orientações, constam a indicação de cumprimento de normas do uso de equipamentos de proteção individual, afastamento dos trabalhadores durante a atividade laboral e a conduta a ser cumprida quando ocorrerem suspeitas ou casos confirmados.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos