Paraná aparece na 13ª posição em ranking que avalia transparência em meio a pandemia

 Paraná aparece na 13ª posição em ranking que avalia transparência em meio a pandemia

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Paraná aparece na 13ª posição em ranking que avalia a transparência em contratações emergenciais no combate à Covid-19. Entre as capitais, a Prefeitura de Curitiba ocupa o 19ª lugar. Os números fazem parte levantamento da Transparência Internacional. O governo estadual alcançou 89 pontos, enquanto Curitiba, 83. A pontuação máxima é de 100 – e classifica a gestão de péssima a ótima, que indica os graus de transparência. Tanto Curitiba quanto o Paraná estão no patamar de ótimo.

De acordo com o coordenador de pesquisa da Transparência Internacional Brasil, Guilherme France, o levantamento leva em consideração dados divulgados em relação a contratações emergenciais, doações recebidas e medidas de proteção social.

Esta é a quarta edição do ranking, que teve a primeira divulgação em maio. Conforme a Transparência Internacional, em agosto, a avaliação mudou os critérios e passou a medir o nível de transparência dos programas de estímulo econômico, das doações recebidas e das medidas de proteção social. Apesar dos critérios mais rígidos, tanto o governo estadual quanto a prefeitura melhoraram a nota final em relação à pesquisa anterior. O estado passou de 87,3 pontos para 89, subindo uma posição. Já a administração da capital, saiu de 82,2 pontos para 83, caindo duas posições. Nas quatro avaliações, o Paraná teve nível ótimo. Curitiba saiu de ruim para bom e chegou ao nível atual na terceira edição.

Segundo o coordenador da pesquisa,  a maioria dos estados e capitais têm notas que garantem avaliação ótima. A média de estados e municípios é de 84 pontos.

De acordo com a Transparência Internacional, o governo federal somou 71 pontos, atingindo um nível de transparência classificado como bom, ficando atrás de 21 capitais e 21 estados.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos