Coronavírus: Secretaria de Saúde de Curitiba apresenta balanço

 Coronavírus: Secretaria de Saúde de Curitiba apresenta balanço

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

image_large-2
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com mais de 42 mil casos confirmados de coronavírus, Curitiba soma 1.226 mortes pela covid-19.  A cidade possui um índice de letalidade praticamente igual ao nacional. Enquanto que a capital paranaense está em 2,8%, a média nacional é de 2,9%. Na capital, a doença atinge em maior número as mulheres, mas os homens são a maioria entre os mortos: 58%.

Além disto, 97% das vítimas da covid-19 apresentavam pelo menos um fator de risco e/ou comorbidade, sendo os principais: doença cardiovascular (66,1%), diabetes (37%), doença neurológica (13,2%) e obesidade (11,4%). É o que detalha o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Augusto de Oliveira.

O diretor de atenção primária em saúde, Juliano Gevaerd, diz que o processo de trabalho nas unidades de saúde precisou ser reestruturado para garantir o bom funcionamento, de maneira que o atendimento se mantenha organizado e eficiente – tanto para pacientes com suspeita de coronavírus quanto para os que normalmente são atendidos com outras doenças ou enfermidades.

Na cidade, o primeiro caso atendido foi na região central, no Distrito Matriz. Na sequência, as ocorrências se espalharam pelos 75 bairros. Até agora, o Distrito Boa Vista é o que acumula o maior número de casos positivos da doença: 4.470. Já o Distrito Tatuquara é o que tem menos registros: 2.092.

Até o momento, 36.659 curitibanos estão liberados do tratamento e sem sintomas da doença. Eles fazem parte dos casos recuperados. Já o total de casos ativos é de 4.176, que são aquelas pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos