Maioria dos testes rápidos que foram feitos em farmácias dá negativo para Covid-19

 Maioria dos testes rápidos que foram feitos em farmácias dá negativo para Covid-19

Foto: divulgação/Nissei

Quase 15% dos testes rápidos para diagnosticar o coronavírus feitos nas farmácias do Paraná deram resultado positivo para a doença. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, a Abrafarma. Desde o mês de maio, foram realizados quase 72 mil exames rápidos, sendo que a maioria apresentou resultado negativo.

O Paraná é o terceiro estado que mais registra esse tipo de exame, e fica atrás de São Paulo e Minas Gerais. Em todo o país, já foram feitos 824 mil testes rápidos em farmácias, 86% deram resultados negativos para a Covid-19. Aqui no Paraná já entrou em vigor a lei que regulamenta a  oferta de testes rápidos de Covid-19 em farmácias.

O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Michele Caputo (PSDB), aprovada pelos deputados e, agora, sancionada pelo governador Ratinho Junior. Conforme a lei, os exames deverão ser realizados preferencialmente na modalidade drive-thru, em área externa das farmácias, garantindo a segurança dos demais usuários. Muitas dessas medidas já são adotadas por muitas farmácias de Curitiba.

Além disso, devem ser seguidas as recomendações da Anvisa sobre o papel do farmacêutico na execução dos testes. A oferta do serviço não deve prejudicar a rotina de assistência farmacêutica, com presença permanente de farmacêuticos no balcão do estabelecimento.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos