Aumenta procura por testes para Covid-19 em Curitiba

17_07_2020_covid_testes-5
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A média da busca por testes para Covid-19 no Laboratório de Análises Clínicas subiu de 120 testes por dia, em outubro, para 350 exames do tipo RT-PCR e 250 exames de sorologia por dia, em novembro. Além disso, o percentual de diagnósticos também subiu, segundo o laboratório. Em outubro, o percentual de positivos era de 10%, agora é de 20%.

Para o diretor técnico e especialista em bacteriologia do laboratório, Marcos Kozlowski, o número de testes e o número de infectados subiram.

Ele destaca outro ponto importante: saber qual teste é o mais adequado. O teste RT-PCR, o teste “do cotonete”, que detecta o vírus ativo, ou seja, se você tem a doença neste momento. Já o teste de sorologia detecta se você tem anticorpos, o que indica se você já teve a doença.

Diversos laboratórios e hospitais particulares realizam o teste. Ontem (18) e hoje (19), ouvintes da BandNews FM registraram fluxo lento e engarrafamento na Visconde de Guarapuava, devido a um hospital que faz testagem no modelo drive-thru. Na rede particular, o valor do teste varia de R$ 150,00 a R$ 300,00 reais. É possível fazer o teste também pela rede pública de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento, contanto que o paciente tenha sintomas gripais.

Pelo SUS, o teste aplicado é PCR, que diz se você tem o vírus ativo. Caso o paciente não queira ir até a UBS ou a UPA, pode solicitar o agendamento telefone 3350-9000 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos