Quantidade de jovens e crianças infectadas com a Covid-19 aumenta quase 24% em um mês no PR

 Quantidade de jovens e crianças infectadas com a Covid-19 aumenta quase 24% em um mês no PR

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em um mês, o número de casos confirmados da Covid-19 entre jovens e crianças aumentou quase 24% no Paraná. Levantamento feito pela BandNews FM, a partir dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aponta que houve um incremento de 7.675 diagnósticos da doença em crianças de 0 ano a adolescentes de 19 anos, entre o período de 19 de outubro a 19 deste mês – um aumento de 23,8%. A alta é a terceira maior registrada entre as faixas etárias estabelecidas pela Sesa, atrás apenas dos pacientes com 30 a 39 anos (24,6%) e jovens de 20 a 29 anos que lideram o ranking de maior alta com 27%.

Para o infectopediatra Victor Horácio de Souza, o aumento de casos é resultado do descuido com as medidas de prevenção ao coronavírus.

A alta da transmissão do coronavírus em adolescentes e crianças também é percebida em Curitiba. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, em menos de um mês os casos entre crianças de 0 ano e jovens até 19 anos cresceu 28% na cidade, com incremento de 1.172, entre os dias 15 de outubro a 13 de novembro. A situação é percebida entre os hospitais referência no tratamento de crianças e adolescentes como o Pequeno Príncipe que registrou mais que dobrou do número de pacientes com a doença entre outubro e novembro.

Conforme o hospital, no mês passado 160 casos foram investigados e 18 foram confirmados. Já neste mês, até ontem (19), existem 166 casos suspeitos e 41 já foram confirmados. Desde o início da pandemia, o hospital da capital registrou cinco mortes de crianças e adolescentes.

Em todo o Paraná existem 22 leitos de UTI/SUS exclusivos para o tratamento de crianças e adolescentes. Destes, 7 estão ocupados e 15 estão livres. Já as enfermarias/leitos clínicos pediátricos são 34 ao todo, como 9 ocupados e 25 à disposição.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos