MP questiona bandeira amarela em Curitiba e aponta falhas nos critérios

 MP questiona bandeira amarela em Curitiba e aponta falhas nos critérios

12 19-Palácio-29-de-março-Luiz-Costa-SMCS

O Ministério Público do Paraná questiona a manutenção da bandeira amarela em Curitiba e pede que o Poder Judiciário avalie os indicadores atuais.

A Promotoria da Saúde voltou a se manifestar, nesta segunda-feira (23), em uma ação civil pública aberta em agosto, na qual são questionados os critérios utilizados pelo Executivo.

Segundo o MP, a matriz de risco da prefeitura apresenta inadequações “gritantes” se comparada aos indicadores do Ministério da Saúde, da Sesa, dos conselhos de saúde, e da própria OMS.

Em bandeira amarela, Curitiba continua a bater recordes e registrou, ontem, o maior número de casos ativos desde o início da pandemia: 11.232 pacientes. A demanda por leitos também aumentou, e a taxa de ocupação das UTIs dos SUS se aproxima de 90%.

Citando a crescente dos números da pandemia, o promotor Marcelo Paulo Maggio afirma que “Curitiba vem trilhando caminho contrário ao proposto pelas autoridades sanitárias do Estado”. Ele ainda afirma que a capital trata as consequências sanitárias e sociais em segundo plano, priorizando condições políticas e econômicas, “sem atentar-se para a transparência e segurança” que se espera de uma matriz de risco eficiente.

Na última sexta-feira (20), a Prefeitura de Curitiba decidiu prorrogar por mais sete dias a validade da bandeira amarela. Para tanto, a Secretaria Municipal da Saúde abriu às pressas novos leitos de UTI, de forma a baixar a taxa de ocupação. A manobra foi suficiente para manter os indicadores no nível da bandeira amarela na sexta (20), mas durante o final de semana os critérios já voltaram para o indicador da bandeira laranja.

A Prefeitura de Curitiba afirma que a bandeira é definida por critérios técnicos, e pede para que a população se atente às medidas sanitárias, como distanciamento social e uso de máscara, para não impor novas medidas de restrição. Em 14 dias, a capital viu a média de novos casos de coronavírus mais do que triplicar. Há duas semanas, eram registrados 342 diagnósticos por dia. Atualmente, a média móvel é de 1.173 novos casos diários.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos