Covid-19 em Curitiba: mudança para bandeira laranja foi motivada pelo aumento de mortes e de internação em UTI

 Covid-19 em Curitiba: mudança para bandeira laranja foi motivada pelo aumento de mortes e de internação em UTI

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O aumento de mortes e de internação em UTI por conta da covid-19 foram os motivos da mudança da bandeira em Curitiba. A cidade passou de bandeira amarela (nível 1, situação de alerta) para bandeira laranja (nível 2, risco médio). O decreto vale a partir desta sexta-feira (27) e tem duração de 7 dias, podendo ser modificado antes deste período em caso de necessidade. Na prática, as medidas suspendem o funcionamento de bares, casas noturnas, eventos sociais e de entretenimento. Também é sugerido que os curitibanos façam toque de recolher voluntário das 11 da noite até às 5 horas da manhã.

Em entrevista coletiva, nesta sexta (27), a secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, falou que a decisão foi tomada depois que os índices, que avaliam a doença na cidade, apresentaram aumento, principalmente, no número de mortes e na taxa de ocupação dos leitos de UTI.

A secretária contou que foi observado uma alta expressiva de casos ativos entre os jovens, que geralmente vão em festas e são contaminados.

Ela reforça que a maioria dos casos confirmados são de contaminação intrafamiliar.

Márcia afirma que o que preocupa, é que essas questões vão refletir nos idosos daqui alguns dias. Ela também pediu para que a população respeite o isolamento e não realize eventos e confraternizações corporativas, por exemplo.

Durante a coletiva, o médico especialista da secretaria municipal da saúde, Alcides Oliveira, comentou que não considera um risco a volta às aulas em Curitiba.

Apesar da bandeira laranja, comércio de rua, galerias, centros comerciais, shoppings, circos, teatros e museus continuam autorizados a funcionar. Atividades comerciais de rua são permitidas das 9 da manhã até às 8 horas da noite, todos os dias da semana. Shoppings centers podem funcionar de domingo a domingo, das 8 da manhã às 10 horas da noite. Em relação aos ônibus do transporte coletivo, a limitação é de 70%. De acordo com a Prefeitura, algumas linhas de grande fluxo estavam operando com 100% da capacidade.

Veja os detalhes do novo decreto da bandeira laranja. https://bandnewsfmcuritiba.com/curitiba-retorna-para-a-bandeira-laranja-nesta-sexta-feira-27/

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos