Expansão de leitos de UTI está no “último estágio”, alerta decreto de toque de recolher no PR

 Expansão de leitos de UTI está no “último estágio”, alerta decreto de toque de recolher no PR

Foto: divulgação/AEN

normal_17-1
Foto: divulgação/AEN

O toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado vai se estender por 15 dias e, conforme o decreto, pode ser prorrogado. O documento foi publicado no Diário Oficial, nesta terça-feira (01). Pelas próximas duas semanas, a circulação das pessoas no Paraná fica proibida das onze da noite às cinco da manhã, conforme anunciado pelo secretário da saúde, Beto Preto, em entrevista à BandNews.

O texto diz que a Polícia Militar vai ampliar a fiscalização e reforçar o trabalho das guardas municipais. O decreto fala em operações de orientação das autoridades.

Beto Preto afirmou ainda que os servidores que atuam nas repartições públicas estaduais vão voltar a trabalhar no regime de home office. Além disso, a recomendação é que as prefeituras adotem a mesma medida.

O decreto chama a atenção que “a expansão de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 já se encontra em seu último estágio, havendo falta de recursos humanos, insumos e equipamentos no atual panorama”. O documento não estabelece restrições diretas ao comércio, educação e demais atividades, como cultos religiosos.

A Prefeitura de Curitiba encaminhou à Câmara Municipal, nesta terça-feira (01), proposta que estabelece punições para quem não respeitar as medidas contra a Covid-19. A iniciativa indica multa de 150 a 10 mil reais.

O secretário estadual da saúde ainda lembra que está prevista uma reunião com a Prefeitura de Curitiba e com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana, nesta quarta-feira (02).

Apesar de não divulgarem restrições específicas ao litoral, o secretário demonstrou preocupação com a possível ocupação das praias nas próximas semanas. Caso aglomerações sejam registradas, o governo não descarta medidas para a região.

Reportagem: Cleverson Bravo/Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos