Número de pacientes na fila de espera para leitos de UTI e clínicos da Covid-19 chega a 110 em Curitiba e RMC

 Número de pacientes na fila de espera para leitos de UTI e clínicos da Covid-19 chega a 110 em Curitiba e RMC

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Pelo menos 110 pessoas estão na fila de espera por um leito de UTI ou de enfermaria para o tratamento da Covid-19 em Curitiba e região metropolitana. Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), às 9h30 de hoje (11), 36 pacientes aguardavam uma UTI e 74 leitos clínicos. Em todo o estado, fora a capital paranaense e ao redor, a Regulação de Leitos Estadual (CARE) contabilizava 103 pedidos de transferência para leitos Covid-19. Sendo, 36 para UTI e 67 para enfermaria.

Ainda conforme a secretaria, um mesmo paciente pode estar na fila de Curitiba e RMC, e também estar na fila geral do Paraná. Isso pode ocorrer porque quando o município onde o pacientes está não localiza o leito, o sistema expande este pedido para o estado.

Ainda conforme dados da Sesa, em Curitiba e região dos 11 hospitais que dispõe de leitos de UTI/SUS para pacientes com coronavírus, três permanecem com 100% das unidades ocupadas e outros quatro se aproximam da lotação total.

Ao todo existem 34 leitos livres. Nos últimos dias, sete idosos que moravam em um mesmo asilo morreram por complicações da Covid-10 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Eles aguardavam transferência para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). As mortes aconteceram entre 1º de dezembro e quarta-feira (10) e todos, segundo a secretaria municipal do município, tinham mais de 80 anos e comorbidades.

Segundo a prefeitura de Piraquara, no início do mês, após a identificação de um surto do asilo em que os idosos moravam, a Vigilância Sanitária interditou cautelarmente o espaço e prestou todo o suporte para reorganização do local e segurança dos idosos e trabalhadores.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos