No litoral, comerciantes esperam movimento na temporada, mas pedem conscientização das medidas de proteção

 No litoral, comerciantes esperam movimento na temporada, mas pedem conscientização das medidas de proteção

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A duas semanas do Natal e três do ano novo, comerciantes do litoral se vêm em um dilema: ao mesmo tempo que esperam mais consumidores, já que dependem da temporada, temem um movimento grande demais na região, o que poderia contribuir para o aumento da transmissão do coronavírus.

O litoral é a região do estado com a segunda maior média de casos e mortes a cada 100 mil habitantes.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por lá são 3688 casos e 74,5 óbitos para cada 100 mil habitantes. O temor por uma alta ainda maior da pandemia na região por conta do movimento durante o verão é uma das preocupações da empresária Sandra dos Santos, dona de uma lanchonete no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

O litoral tem 294 mil habitantes, mas conforme dados da Operação Verão de anos anteriores, cerca de 1,5 milhão de turistas visitam as praias do estado ao longo da alta temporada. Com a projeção de mais veranistas no litoral e possivelmente um movimento parecido com o de anos anteriores, os comerciantes pedem que as pessoas se conscientizem e cumpras as medidas de segurança sanitária.

A proprietária de uma rede de lojas de departamento no litoral, Laurita da Silva, afirma que desde o início de deste mês o movimento de clientes começou a aumentar e os casos de desrespeito às medidas de prevenção à Covid-19 estão cada vez menores.

Neste ano devido a pandemia, a tradicional Festa da Virada em todo o litoral não será realizada. Em decisão conjunta, os prefeitos dos municípios litorâneos concordaram em não realizar queima de fogos de artifício, nem contratar trios elétricos. Apesar da medida, o número de veranistas deve ser grande conforme o presidente da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares (Assindilitoral), Carlos Freire. Ele espera que os visitantes respeitem as medidas de proteção ao coronavírus.

No momento, os municípios do litoral estão seguindo o decreto do governo do Paraná, que determinou lei seca, toque de recolher e proibiu eventos presenciais com mais de dez pessoas. Um decreto que deverá ser seguido por toda a região, especificando medidas para a temporada de verão deverá ser publicado nos próximos dias.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos