Covid em Curitiba: Huçulak espera redução de casos, mas alerta que capacidade para ampliar a rede esgotou

 Covid em Curitiba: Huçulak espera redução de casos, mas alerta que capacidade para ampliar a rede esgotou

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, diz que espera uma redução de casos e mortes por coronavírus em Curitiba a partir desta semana. A partir da adoção de medidas mais restritivas de circulação da população, há uma tendência atual de redução de casos ativos de covid-19. O cálculo mais recente da secretaria municipal também indica que a taxa de transmissão do coronavírus em Curitiba está abaixo de um.

Ou seja, em média, cada infectado transmite para menos de uma pessoa, o que em médio e longo prazo indica a redução de novos diagnósticos.

Em entrevista à BandNews FM, a secretária afirma que é fundamental manter os protocolos sanitários:

Há várias semanas a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS em Curitiba não baixa de 90%. Uma consequência da esperada baixa de infecções é a diminuição da pressão sobre o sistema de saúde. No entanto, não é possível prever quando o cenário vai apresentar melhora.

Márcia Huçulak alerta que Curitiba não têm mais condições para abrir novos leitos:

Em relação a um eventual plano municipal de vacinação, a secretária adianta que as discussões ainda estão em estágio embrionário. Segundo ela, um plano concreto depende da disponibilidade e do tipo de vacina que estará à disposição. Ela cobrou agilidade do Ministério da Saúde e afirmou que a capital não aguardará passivamente as definições do governo federal:

Márcia Huçulak também respondeu aos questionamentos sobre a superlotação dos ônibus. A secretária diz que os decretos em vigor têm o objetivo de pulverizar os horários de pico e distribuir em horários diferentes as demandas de setores como shoppings, comércio e telemarketing.  Ela pede a compreensão dos empresários para que os horários permitidos para cada atividade sejam respeitados, de forma a diminuir a pressão sobre o transporte nos horários mais movimentados. 

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos