Prefeitura recomenda isolamento de 7 dias para quem retornou de viagem

 Prefeitura recomenda isolamento de 7 dias para quem retornou de viagem
210104_Litoral_coleta_lixo_1
Foto: divulgação/AEN

As festas de fim do ano deixaram os serviços de saúde em alerta e, por isso, a Secretaria Municipal da Saúde publicou novas recomendações. Para controlar a transmissão do coronavírus, a orientação é para que quem voltou de viagem faça isolamento domiciliar voluntário por pelo menos 7 dias. A orientação vale para qualquer destino, nacional ou internacional, seja a viagem de carro, ônibus ou de avião.

A secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, faz o apelo para que a população espere o período de isolamento para visitar os familiares e amigos.

Aqueles que vão retornar ao trabalho os cuidados devem ser redobrados, com o uso constante de máscara, deixar ambientes arejados, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento no ambiente de trabalho. Outra recomendação é manter o afastamento de familiares que fazem parte do grupo de risco para complicações da covid-19.

O isolamento mínimo também deve ser seguido por aqueles que já testaram positivo para o coronavírus anteriormente. A secretária comenta ainda sobre a nova variante do vírus, que foi identificada em outros países, com grande circulação na Inglaterra e no Brasil também já foram registados os primeiros casos.

Durante os dias de isolamento a pessoa deve ficar atenta aos sintomas respiratórios como tosse, dor de cabeça, sinusite, dor de garganta e febre. Caso apresente qualquer um desses sintomas, ligue para a Central de Teleatendimento para receber as orientações. O telefone é 41 3350-9000. A Central da Prefeitura de Curitiba funciona de segunda a segunda, das 8 horas da manhã às 8 da noite.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos