Paraná irá receber 400 mil doses das vacinas de Oxford e Coronavac e deve vacinar cerca de 250 mil pessoas

 Paraná irá receber 400 mil doses das vacinas de Oxford e Coronavac e deve vacinar cerca de 250 mil pessoas

Foto: Jonathan Campos/AEN

PARANA_IMUNIZADO_9
Foto: Jonathan Campos/AEN

O Paraná pretende vacinar aproximadamente 250 mil pessoas seguindo o Plano Nacional de Imunização. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15). Segundo o secretário estadual de saúde, Beto Preto, o Paraná vai receber 100 mil doses da vacina de Oxford e 300 mil da Coronavac para vacinar a população. Com isto, o Estado vai poder vacinar cerca de 250 mil pessoas.

A Anvisa vai autorizar, nos próximos dias, o uso de algumas vacinas. Possivelmente, a Coronavac e a Astrazeneca/Oxford. O Governo do Paraná garante que deve entregar as vacinas contra a Covid-19 em até 72 horas, nos 399 municípios do estado. De acordo com o planejamento logístico de distribuição dos imunizantes, a previsão é que as vacinas cheguem no Paraná pelo Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, entre terça (19) e quarta-feira (20). Em solo paranaense, as vacinas serão transportadas por ar e por terra. Parte dos imunizantes deve seguir até o aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, de onde serão enviadas em aviões de pequeno porte, para os municípios do interior do estado.

O chefe da Casa Militar, tenente-coronel Welby Pereira Sales, destacou que será usada a experiência adquirida no transporte de órgãos para transplante, em que o Paraná é referência, e também nos testes para a covid.

Outra parte dos imunizantes deve ser transportada por quatro caminhões refrigerados, que serão escoltados e monitorados via satélite, durante todo o trajeto. O secretário Beto Preto reforça a importância de manter os cuidados, mesmo com a chegada das vacinas.

De acordo com o Governo, o Paraná está preparado para distribuir os insumos da campanha de vacinação, até os 1.800 pontos de vacinação em todo o Paraná. No Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o grupo prioritário para o recebimento das doses é formado por cerca de 90 mil profissionais da linha de frente do combate à covid-19, 10 mil indígenas acima de 18 anos, mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Estado e 10 mil idosos institucionalizados em asilos e casas de repouso. As doses nesta primeira fase devem ser aplicadas em 90 dias.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, fez o carregamento das seringas e equipamentos para a distribuição das 22 Regionais de Saúde na estratégia de vacinação da Covid-19 nesta sexta-feira (15). Os caminhões começaram os deslocamentos com os insumos para o interior ainda nesta sexta-feira (15). O secretário de Saúde, Beto Preto, vai acompanhar e fará a liberação do transporte na Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar), no Jardim Botânico.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos