Cidades paranaenses realizam as primeiras aplicações das doses da vacina contra da covid-19

 Cidades paranaenses realizam as primeiras aplicações das doses da vacina contra da covid-19

Foto: Marcos Solivan/UFPR

VacinaJ-19-800x450
Foto: Marcos Solivan/UFPR

Com a chegada da vacina nas regionais de saúde do Paraná, algumas cidades paranaenses já aplicaram as primeiras doses do imunizante. Curitiba vacinou 8 pessoas na segunda-feira (18) e nesta terça (19) foi a vez das cidades como Maringá e Londrina, no norte, Cianorte e Paranavaí, no noroeste, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Guaratuba, no litoral, realizarem eventos simbólicos de vacinação.

A enfermeira Terezinha Pelinski, de 53 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, nesta terça-feira (19). Ela trabalha Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa e em julho, ela chegou a ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou 12 dias no hospital por conta de complicações da doença. Depois de ser imunizada, Terezinha reforçou a importância de todas as pessoas que trabalham no hospital.

A enfermeira Fátima Ruiz, de 52 anos, que atendeu o primeiro caso confirmado do coronavírus em Londrina em março de 2020, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença no município do norte do Paraná, nesta terça-feira (19). Fátima é enfermeira há 27 anos e trabalha no Hospital Universitário. Ela revela a alegria com esse momento de esperança.

O médico representante da Unidade de Terapia Intensiva do Fundhospar, Lucas Stocco, foi um dos 3 primeiros vacinados em Cianorte. Ele comenta que esse é um momento de alívio.

O Paraná dispõe, neste momento, de 265.600 doses da CoronaVac, que serão usadas para a primeira fase da vacinação no Estado. Os imunizantes chegaram ontem (18) à noite, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, divididos em três voos comerciais vindos de São Paulo.

O trabalho de logística e distribuição das vacinas é coordenado pela pelo governo do Paraná, que reservou três aeronaves da frota estadual para essa finalidade. Segundo o Palácio Iguaçu, cerca de 80 mil doses serão transportadas por vias aéreas, sendo necessárias 15 viagens entre Curitiba e as cidades-sede das regionais de saúde para cumprir o cronograma. Três helicópteros da Polícia Militar também foram reservados para a ação, mas não decolaram nesta manhã devido ao mau tempo.

Nas regiões onde não for possível utilizar helicópteros, os trechos complementares serão realizados por caminhões e veículos equipados com baús refrigerados. De acordo com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, a vacinação contra a covid-19 é um processo que foi desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado com todos os municípios.

Na retirada das doses, a secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, comemorou o recebimento dos imunizantes.

Nesta segunda-feira (18) à noite, a vacinação simbólica de oito profissionais da linha de frente do combate à covid-19 marcou o início da campanha de imunização no Paraná. O dia de hoje (19) será dedicado ao trabalho de logística e distribuição das vacinas para todas as regiões do Estado. Efetivamente, a campanha de vacinação terá início amanhã (20), seguindo o cronograma estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização e pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Na primeira fase de vacinação contra a covid-19 no Paraná, sem prazo para conclusão, 126.204 pessoas serão imunizadas, considerando que cada uma delas receberá duas doses, já incluindo uma reserva técnica de 5% para eventuais perdas. No grupo prioritário estão 102.960 trabalhadores da área da saúde, 12.224 idosos e funcionários das instituições de longa permanência (ILPIs), e 10.816 indígenas.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos