Primeira vacinada em Curitiba é enfermeira e trabalha há 20 anos na saúde do município

 Primeira vacinada em Curitiba é enfermeira e trabalha há 20 anos na saúde do município

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Divulgação

A enfermeira Silvana Maria Bora é a primeira pessoa vacinada em Curitiba, com o início do plano de vacinação do município. Ela é servidora municipal há 20 anos e trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boa Vista.

A enfermeira atua na linha de frente do combate à Covid-19, desde o início da pandemia. A Secretária Municipal da Saúde Márcia Huçulak, que também é enfermeira, foi quem aplicou a vacina em Silvana.

Ela foi vacinada às 10:18 da manhã desta quarta-feira (20/01). Com a imunização de Silvana, foi dado o início à campanha de vacinação de Curitiba, em evento em solenidade realizada no pavilhão de eventos do Parque Barigui.

Além da enfermeira, foram vacinados a médica intensivista do Hospital do Idoso Elizabete Moraes Silva; a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Capanema Claudia Maria dos Santos; a integrante da equipe de higienização e limpeza do Hospital Vitória Thais Ribeiro Dessanti e o médico intensivista do Samu de Curitiba Igor Kazuo Onaka. Todos os vacinados atuam diretamente no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O lançamento do programa de imunização de Curitiba contou com a presença do prefeito Rafael Greca (DEM); do secretário de estado da saúde Beto Preto; e do presidente da Associação Brasileira de Infectologia Clóvis Arns da Cunha.

Após o evento que marca o início da campanha de vacinação, as equipes de saúde começam a percorrer as instituições de longa permanência (ILPs) da cidade para aplicar a vacina nos moradores, funcionários e cuidadores dos idosos.

O primeiro local a ser atendido será o Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido, onde serão vacinadas 218 pessoas. Incluindo as demais instituições, a expectativa é de que sejam vacinadas nesta quarta-feira um total de 825 pessoas.

Segundo a diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, a expectativa é que até metade da semana que vem todos os moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência da cidade estejam vacinados.

De acordo com a prefeitura, enquanto as equipes vacinam este grupo prioritário, serão realizadas as obras no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. Instalação de divisórias, serviços de instalação das partes hidráulica e elétrica, comunicação visual, instalação de gerador de energia e câmara fria, equipamentos de informática e, na última fase, o mobiliário. Nesta terça-feira (19) teve início a montagem dos 52 boxes, que devem estar concluídos até 26 de janeiro.

Reportagem David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos