Paraná dá início à vacinação da comunidade indígena

 Paraná dá início à vacinação da comunidade indígena

vacina_aldeia_aty_miry_5

vacina_aldeia_aty_miry_5
Foto: divulgação/AEN

A comunidade indígena do Paraná começou a ser vacinada contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todos os 10.816 moradores de aldeias com mais de 18 anos mapeados em 30 municípios vão receber a proteção já no início desta campanha de vacinação.

É o caso dos moradores de Itaipulândia, na região oeste do Paraná. 20 índios da aldeia Atý Mirý receberam a primeira dose da Coronavac. Outros 70, da mesma comunidade, serão vacinados a partir desta quinta-feira (21) no posto de saúde local. Há ainda na cidade mais 40 índígenas da aldeia Avý Renda que também serão protegidos.

Para dar exemplo, o cacique Natalino de Almeida Peres, de 43 anos, foi o primeiro a ser vacinado.

A comunidade se instalou em Itaipulândia em 2015. Atualmente 57 famílias formam a aldeia, com uma população estimada em 190 pessoas – considerando os jovens com menos de 18 anos que não serão vacinados neste momento por não pertencerem ao grupo de risco. Natália Martinez, de 24 anos, trabalha há quatro anos no posto de saúde como auxiliar. Ela ajuda os outros indígenas a marcar exames e também acompanha os vizinhos em consultas médicas, entre outras atividades administrativas. Natália destaca a importância da vacina.

A Secretaria Estadual da Saúde encaminhou 244 doses da Coronavac para Itaipulândia. O Estado recebeu do Ministério da Saúde na segunda-feira 265.600 doses nesta primeira etapa. Dessas, 22.720 reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos