Quase 15 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Curitiba

 Quase 15 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Curitiba

Foto: Luiz Costa/SMCS

14.841 doses da vacina contra o coronavírus foram aplicadas em Curitiba até esta quinta-feira (28), segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Foram vacinados 4.378 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; 73 indígenas; 128 vacinadores; e 10.262 profissionais dos serviços de saúde da cidade.

Em todo o Paraná, foram vacinados, até esta sexta-feira (29), 136.226 pessoas, o que representa 62% das 219.271 doses distribuídas até o momento. Os imunizantes foram aplicados em profissionais de saúde, pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), pessoas com deficiência severa e indígenas.

A conta leva em consideração as 132.771 doses da CoronaVac/Instituto Butantan – aproximadamente a metade do primeiro lote 265.600 – e as 86.500 doses desenvolvidas pela Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A terceira remessa, com 19.600 doses da CoronaVac, começou a chegar em sete Regionais de Saúde apenas nesta sexta e não foram incluídas no cálculo.

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Curitiba decidiu descentralizar a vacinação que estava acontecendo apenas no Pavilhão da Cura. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde foram até 5 hospitais da cidade para vacinar os profissionais de 5 hospitais de Curitiba.

Entre os hospitais está o Evangélico-Mackenzie. O chefe da UTI covid-19, doutor Marcelo Oliveira, foi um dos imunizados. Ele diz que se sente com esperança e aliviado.

A fisioterapeuta da ala covid, Débora Cristina Ferreira Bueno, foi vacinada e revela que esse momento da imunização é muito importante.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que nenhum cidadão precisa procurar os serviços de saúde em busca da vacina. Todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos