Toque de recolher é prorrogado por mais 10 dias no Paraná

 Toque de recolher é prorrogado por mais 10 dias no Paraná
AA
Foto: divulgação/AEN

O toque de recolher, entre às 23h e 5h, foi prorrogado pelo governo estadual por mais dez dias no Paraná. A medida restringe a circulação de pessoas, além de proibir a realização de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações, com grupos superiores a 25 pessoas.

As restrições estão em vigor desde o dia 3 de dezembro de 2020. Conforme o governo, o decreto que prorroga as medidas foi publicado nesta sexta-feira (29) e leva em conta a situação da pandemia e a capacidade de resposta do sistema de saúde. A prorrogação começa na segunda-feira (01) e é válida até o dia 10 de fevereiro, mas pode se estender por mais tempo de acordo com o cenário epidemiológico da Covid-19, que avalia a taxa de reprodução do vírus e a capacidade de leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes infectados.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a taxa média de ocupação das UTIs Covid-19 está em 82% em todo o Paraná. O decreto, porém, destaca que a expansão dos leitos está no último estágio, já que há faltas de recursos humanos, insumos e de equipamentos no atual panorama.

A proibição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas, diariamente, das 23h às 5h, tem como exceção serviços e atividades essenciais. Os estabelecimentos comerciais também estão proibidos de vender bebidas alcoólicas, em espaços públicos e privados, nesse mesmo horário. Está proibida, ainda, a realização de aglomerações, com grupos de mais de 25 pessoas, com exceção dos eventos na modalidade de drive-in.

Já as atividades religiosas de qualquer natureza, segundo o governo, devem observar as regras e exigências fixadas em ato normativo próprio. A fiscalização do cumprimento das medidas é de responsabilidade da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, em cooperação com as guardas municipais.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos