Testada em Curitiba, vacina Janssen tem 66% de eficácia

 Testada em Curitiba, vacina Janssen tem 66% de eficácia

Foto: divulgação/Unsplash

Na expectativa por mais vacinas contra a Covid-19, a vacina Janssen, farmacêutica Johnson e Johnson, deve ser submetida ao pedido de uso emergencial em breve. A eficácia da vacina foi de 66% nos testes em humanos.

O estudo recrutou voluntários em 28 centros de pesquisa no Brasil e, no Paraná, Curitiba é a única cidade participante, com 396 voluntários. Em todo o mundo, foram mais de 43 mil voluntários, 30% deles com mais de 60 anos e 40% com comorbidades para a Covid-19.

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e Investigador Principal da vacina Janssen, Clovis Arns da Cunha, explica que a eficácia da vacina foi avaliada para evitar diversas gravidades em casos de Covid-19.

Ele explica que, com a vacina, o paciente reduziu em dois terços os riscos da doença.

Em termos de segurança, nenhum voluntário apresentou efeitos colaterais graves. No entanto, 9% dos pacientes tiveram febre leve.

A vacina Janssen pode ser armazenada em geladeiras comuns, de 2°C a 8°C, considerado uma vantagem para o pesquisador.

Agora, a farmacêutica deve entrar com o pedido de uso emergencial na Anvisa e, depois, precisa ser comprada pelo Governo Federal. Os exames dos voluntários, em Curitiba, foram feitos no Hospital Nossa Senhora das Graças e o estudo foi conduzido no Centro Médico São Francisco.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos