Por que o teste PCR pode continuar positivo mesmo após 14 dias de isolamento?

 Por que o teste PCR pode continuar positivo mesmo após 14 dias de isolamento?

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Uma dúvida comum entre pacientes diagnosticados com Covid-19 é por que o teste RT-PCR continua tendo resultado positivo mesmo depois do período de isolamento já ter passado. O RT-PCR, considerado padrão-ouro, é um teste de biologia molecular que detecta a presença do material genético do vírus.

O PCR com resultado “não detectado” indica que o paciente, naquele momento, não tem partículas virais em quantidade suficiente para a detecção. Ou seja, não está propagando o vírus. Quando o resultado do teste é “positivo”, ou “detectado”, o paciente está com o vírus e ainda pode estar transmitindo, mesmo que não tenha sintomas.

Segundo a diretora médica do Laboratório, Myrna Campagnoli, a carga viral pode ser identificada no teste até ser praticamente extinta.

Um dos fatores importantes é saber a quantidade de ciclos necessários para a identificação do vírus. Quanto maior o número de ciclos, menor é a carga viral. Com isso, diminuem as chances de um diagnóstico precoce e de transmissão.

Ela destaca que cada organismo reage de formas diferentes e não é possível saber por quanto é normal o teste continuar detectando as partículas.

Alguns estudos apontam que a transmissão do vírus acontece durante 10 dias nos casos leves e moderados. Outras pesquisas mostram que há risco de transmissão durante 14 dias.

Para os primeiros dias de sintoma é possível fazer o RT-PCR ou o teste Antígeno, que não se baseia em pesquisa de material genético, mas sim das proteínas da cápsula do vírus.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos